terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pico da Bandeira


Era mais uma noite de longas conversas na Internet, eu teclava com o Junim e la estávamos nós nos perguntando qual seria nossa próxima aventura. Havíamos acabado de chegar de Itatiaia e ansiosos por outra viagem, quando num lampejo repentino falamos: Vamos ao Pico da Bandeira ? e a resposta veio logo em seguida: Claro ! e aí começamos e programar nossa aventura.


Enfim, chegou o tão esperado dia 08 de agosto, saímos de Juiz de Fora às 3 horas da manhã em direção a Alto Caparaó, cidade base para a subida por Minas Gerais. Uma viagem muito tranquila e de grande beleza, nos deliciamos com o sol nascendo na estrada e algumas visões do pico ao longo do caminho.


Dentro do previsto, 09 horas da manhã estávamos na portaria do parque. Regularizamos nossa situação e fomos em frente, objetivo era a Cachoeira Bonita. Algumas fotos e 40 minutos depois, estamos na entrada da trilha que levava a cachoeira. Andamos pela mesma e avistamos nosso objetivo, mais uma vez estava ali, naquele lugar de beleza ímpar. Como todo bom mineiro, estávamos ansiosos para nadar, porém para nossa surpresa, a temperatura da água es tava baixissima, devia estar próxima a uns 5 graus. Junior e Rogério desistiram de cara, mas eu que sou um pouco mais teimoso, cismei em entrar na água e foi o que fiz. apenas um mergulho, deu pra sentir todos os ossos do meu corpo congelando, mas ainda sim, foi agradável.


Saímos da Bonita às 11 horas e terminamos de percorrer os 6 Km até a tronqueira, uns 10 minutos de carro a mais estávamos lá. Ansiosos por começar a andar, tiramos as cargueiras do carro e rapidamente arrumamos tudo e pé na trilha. Começamos a caminhada 12:10 h, o sol estava agradável e o vento um pouco frio, mas com todo o esforço o mesmo servia para nos refrescar. A caminhada foi bem fácil, bem sinalizada e aberta, rapidamente chegamos a Araucária, um ponto de parada obrigatória e abastecimento de água. Ficamos lá um pouquinho e logo seguimos caminho, aproximadamente duas horas de trilha chegamos ao Terreirão, local onde acampamos para mais tarde realizar o ataque ao pico.

Barracas montadas, tudo ajeitado, é hora do banho. Mais uma vez eu fui o único a me aventurar no chuveiro, a água estava absurdamente fria, mas mesmo assim consegui tomar meu banho e ficar mais tranquilo. Passamos nosso tempo passeando e tirando algumas fotos, assistimos um lindíssimo por do sol e resolvemos comer nosso macarrão instataneo.


O frio estava cada vez mais forte, ventava muito e como levamos uma espiriteira a álcool, fomos fazer a comida no único lugar que não ventava, o banheiro. Para completar a situação, a agua não fervia, ao fim de 15 minutos de tentativa, pegamos a água morna e comemos meio cru mesmo, não foi um banquete mas foi otimo assim mesmo. Fomos dormir às 19:30.


Após muita bagunça e um frio imenso (algumas pessoas relataram -3 no terreirão), acordamos para atacar o Pico. Era 01:30 da manhã e estávamos nós, os três amigos de pé prontos para a subida. Saímos do Terreirão 03:00 horas e a trilha estava muito movimentada, Rogério logo no inicio ficou pra trás e eu e Junim fomos muito rápido. Gastamos uma hora e vinte minutos até o pico, o Rogérim chegou 10 minutos depois. Trocamos de roupa e nos aprontamos para ver o sol nascer, para nossa surpresa, a temperatura estava por volta dos 6 graus positivos. Os primeiros raios de sol apareceram por volta das 05:20 da manhã, todos deslumbrados com as imagens começaram a se ajeitar nos lugares para fotografar aquele espetáculo. O sol veio "dar o ar da graça" às 06:17 da manhã, rapidamente ele surgiu no horizonte e nos proporcionou um belo visual, estávamos todos estagnados com tamanha beleza. Eu, Rogério e Junim, como sempre gostamos de fazer, tiramos muitas fotos de todos os ângulos imagináveis.




Às 9 da manhã resolvemos retornar para o camping, já preocupados com a hora, pois Junim tinha que seguir de Juiz de Fora para São Paulo no dia 09 ainda. Não demoramos nada, percorremos a trilha em 01:30 e às 10:30 estávamos no Terreirão novamente. Tristes pela partida mas felizes pela conquista. Desarmamos acampamento bem rápido, nos alimentamos e trocamos de roupa, era hora de ir embora. Percorremos o ultimo trecho bem rapidamente também, e em 01:40 finalizamos a trilha chegando novamente na Tronqueira, arrumamos o carro e seguimos rumo a Juiz de Fora.

Mais uma viagem perfeita, Camping e Amizade tem feito parte de nossas vidas nesses últimos tempos. Cada viagem uma aventura inesquecivel, uma recordação que gravamos nas nossas memorias e levamos pela eternidade...

Pra quem quer ir ao Pico da Bandeira, recomendamos demais a aventura, porém prepare-se para uma caminhada boa e bastante frio, a estrada até a tronqueira é boa, o acesso é bem fácil. NÃO EXISTE ENERGIA ELETRICA, não espere conforto e banho quente pois não achará. A entrada do parque custa R$ 9,00 (entrada + pernoite). Ande sempre com uma sacolinha de lixo, o parque e a natureza merecem respeito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário